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quarta-feira, abril 27, 2011

Jean Piaget - Desenvolvimento Cognitivo

    Jean Piaget concentrava a aprendizagem através do pensamento, uma vez que a inteligência se manifesta no reflexo desta. É pela inteligência sofrer um processo de maturação ao longo da experiência de vida que Jean Piaget define o processo cognitivo em vários períodos.

  Período Sensório-Motor (nascimento – 2 anos)
     Devido à interacção entre a inteligência Sensorial e Motora, a criança ganha a dita inteligência Prática, através da concepção dos movimentos.
      Um exemplo que demonstra as características deste período pode ser visto quando se entrega ao bebé um objecto e este o apalpa e manuseia, tendo a noção da existência deste. No entanto quando este não se encontra no campo visual do bebé, ele perde a consciência da existência do mesmo objecto.

  Período Pré-Operatório (2 – 7 anos)
     Neste período, há um desenvolvimento intelectual e daí surge as primeiras noções básicas da linguagem e da comunicação. Adquirindo também, uma imagem mental dos objectos com os quais interage e se apresentam no seu campo perceptivo, sendo estas imagens estáticas e não conseguindo percepcionar a dinâmica dos objectos. Através do desenho, a criança tenta representar as imagens que ficaram retidas na sua mente e mesmo que o desenho sejam apenas riscos confusos sem qualquer nexo, para esta está perfeitamente representado o objecto em questão.
     Esta fase subdivide-se em pensamento pré-conceptual, onde se encontram o animismo, realismo, finalismo, artificialismo e egocentrismo; e em pensamento intuitivo onde se depara a irreversibilidade, as dificuldades de transformação, a centralização e a não conservação.

  Período das Operações Concretas (7 – 12 anos)
     A infância encontra o seu ponto alto neste período, onde adquire não só noções abstractas, como também ganha autonomia e cooperação em grupo. A criança capacita-se para fazer análises lógicas e raciocínios mais complexos. Termina o egocentrismo, dando valor aos sentimentos dos que a rodeiam.

  Período das Operações Formais (a partir dos 12 anos)
     O pensamento ganha uma complexidade abstracta, lógica e formal deixando de parte o pensamento concreto. O seu raciocínio passa ao domínio hipotético-dedutivo deduzindo e induzindo de modo sistemático e organizado.

     Posto isto, o desenvolvimento cognitivo de um indivíduo passa por vários processos de transformação adquirindo cada vez mais uma complexidade de pensamentos e raciocínios que o levam a formação intelectual, permitindo-lhe resolver os problemas que lhe vão aparecendo no dia-a-dia. 


     No nosso ponto de vista Jean Piaget está certo quando afirma que a aprendizagem se dá através do pensamento e que a inteligência não é adquirida de forma inata, mas que sofre vários processos ao longo da maturação da mente durante o dia-a-dia da vida de um indivíduo. Ou seja, um Ser não nasce inteligente, mas a sua inteligência desenvolve-se através da suas experiências pessoais e dos estímulos que esta dá para o desenvolvimento da sua inteligência. E com o conhecimento deste estudo e tendo Piaget organizado em diferentes períodos, conseguimos uma melhor organização para nos prepararmos quando formos lidar com as crianças de diferentes idades, sabendo em que se baseia o seu pensamento e o seu modo de racionalizar acerca do que o rodeia.

Miguel Botelho
Patrick Rodrigues
Pedro Sottomayor Oliveira

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