Segundo Freud, um dos grandes aspectos da realização do ser humano é a componente sexual. Esta não consiste somente no acto sexual, pois a sexualidade é toda a actividade corporal que se centra nas diversas zonas erógenas, ou seja, nas áreas que dão prazer.
O desenvolvimento psicossexual exprime-se em cinco estádios, os quais representam uma complexidade na interacção entre o impulso natural e factores ambientais do Homem. O impulso natural cinge-se na obtenção de prazer através das zonas erógenas, independentemente dos valores morais. Já os factores ambientais são determinantes na forma como lidamos com os desejos eróticos. Estes impulsos sexuais são cruciais, nos primeiros anos de vida, para o desenvolvimento da personalidade do ser. Como os impulsos sexuais envolvem-se com o meio ambiente vão intervir no desenvolvimento psicológico, o que vai determinar o tipo de pessoa que o indivíduo irá ser. Daí Freud usar o termo psicossexual.
Os cinco estádios pelo qual o ser humano atravessa são os seguintes:
Com este estudo conseguimos perceber certos comportamentos que a criança terá nas diferentes idades que serão baseados na sua zona erógena e no conflito que estão a atravessar. E o desenvolvimento deste mesmo estudo é bastante útil para compreender comportamentos futuros que serão consequentes das consequências comportamentais e mentais que ficaram presentes no indivíduo após atravessar os vários estádios. Freud especificou estas consequências para cada estádio, o que nos facilita a compreensão dos actos de algumas pessoas perante determinados estímulos e situações.
Miguel Botelho
Patrick Rodrigues
Pedro Sottomayor Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário