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quarta-feira, maio 18, 2011

Erik Erikson - Desenvolvimento Psicossocial


     Erik Erikson desenvolveu o Modelo Psicossocial de Desenvolvimento Pessoal e subdividiu-o em oito estádios. Estes sucedem-se de um modo ordenado e no sentido crescente de complexidade. Em cada estádio o Ego vai sofrer transformações podendo estas acabar numa forma positiva ou negativa dependendo da educação que é atribuída à criança tanto pelos pais como pelos educadores. É por este desfecho que a personalidade se vai formando e reestruturando ao longo da sua formação. A forma como o indivíduo resolve as diversas crises (conflitos), afectará o modo como lida com eles no presente e no futuro. 

Confiança vs Desconfiança  
     Este dilema ocorre desde o nascimento até aos 18 meses, em que a criança tem que ganhar confiança nela própria e no mundo, mas não pode ganhar confiança em demasia. Este estádio é determinado pela relação que o bebé cria com a sua mãe. Por exemplo, se é vantajosa, o bebé sente-se seguro, estabelecendo confiança. Caso contrário, manifesta medo/desconfiança.

Autonomia vs Vergonha e Dúvida
     Dos 18 meses aos 3 anos a criança passa por este conflito, pois aprende a explorar por vontade própria, pela necessidade de ser autónoma e independente. Se a criança for repreendida severamente por estes actos, poderá ganhar vergonha e medo de fazer asneiras, tornando-se assim dependente das pessoas que o rodeiam, nunca tendo iniciativa própria.

Iniciativa vs Culpa
     Esta crise depara-se entre os 3 aos 6 anos, em que a criança adquire orgulho/satisfação por realizar tarefas por iniciativa própria. Caso seja castigada por fazer uma tarefa de acordo com os seus desejos, sentir-se-á culpada e, consequentemente, pode condicionar a sua iniciativa futura.

Mestria vs Inferioridade
     A partir dos 6 até aos 12 anos, a criança desenvolve e melhora a competência de liderança, o que no futuro lhe vai ser útil tanto no trabalho como na vida pessoal. Se dominar o fracasso nas aprendizagens, a criança sente incapaz de entrar em competição, sentindo-se inferior.

Identidade do Ego vs Difusão do Ego
     Na fase da adolescência (12-18 anos), o indivíduo obtém uma identidade psicossocial, ou seja, vai aperceber-se do seu papel no mundo, em que descobre quem é e aquilo que quer da vida. No entanto, há quem não consiga ajustar a sua personalidade, isto é, não sabe quem é e o que quer.

     O modelo de Erikson tem em conta os aspectos individuais e sociais, pelo que o indivíduo adquire a sua própria identidade, ao longo dos estádios. Estes estádios não possuem a mesma duração, visto que cada indivíduo se desenvolve a um ritmo diferente, pois cada indivíduo é único.

     O desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson é capaz de ser um dos estudos do desenvolvimento mais úteis na nossa vida pessoal e profissional (caso sejamos Professores de educação física ou treinadores), uma vez que especifica os diferentes conflitos e explica que consequências estes terão na personalidade do indivíduo em causa. Então perante as diferentes idades, sabendo qual o conflito que atravessam, saberemos como devemos actuar sobre o comportamento da criança podendo estimular a sua iniciativa e saber quando poderemos "apertar" ou não devido as consequências que este castigo trará.

Miguel Botelho
Miguel Caramalho
Patrick Rodrigues
Pedro Sottomayor Oliveira

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